quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pedra no Sapato - Parte1

Complexo de inferioridade

Não consigo compreender as razões que nos fazem abaixar a cabeça diante de uma pessoa semelhante a nós. Sentir-se inferior a quem quer que seja é o mesmo que jogar fora tudo de bom que temos e aplaudir somente as qualidades do outro, como se fossemos desprovidos de talentos.

Ninguém merece viver uma vida assim, não é verdade? anulando suas qualidades e temendo ser quem o é. Ainda que tenhamos razões para nos trancarmos em nosso mundinho, devemos “chutar o pau da barraca” e sair por ai cantando nossos talentos, pois ninguém consegue valorizar aquilo que não conhece. Você tem valor. Só falta as pessoas saberem disso.

Talvez você é ótima para os outros, mas vive se maltratando. Cuida de todo mundo, menos de si mesma. Diz amar a vida, mas na verdade nem sabem o que é amar. Ainda não descobriu que... quem não se ama, não consegue amar nada e nem ninguém. Você criou uma peça de terror, onde seus medos são os artistas principais.

Pessoas complexadas são pessoas infelizes(entenda isso). Muitas até pensam em acabar com a vida, para “acabar” com a dor. Ninguém merece ser sozinha. E o complexo de inferioridade insiste em ensinar o contrário.

Complexo de inferioridade tem sido aquela pedrinha insignificante dentro de muitos sapatos, e quando vem as oportunidades, bam! aí essa pedra te incomoda, ela fica em um lugar do seu sapato, que não te incomoda por um tempo, mas se você dar passos grandes, ela move, e volta te incomodar... querendo que você ache que o outro não gostará do seu jeito, condenando sua maneira de pensar e preferindo esconder o rosto a ter que enfrentar os olhares que possivelmente vão te condenar. Criando uma falsa verdade para justificar o seus medos e assim você vive uma vida mesquinha, regada a solidão. Toda vez que você pensar em querer fazer algo diferente, conquistar, vencer, avançar... então essa pedra sempre move, faz com que você não prossiga em seus objetivos.

Feliz de quem tira essa pedra do seu sapato e luta para ser diferente. Só que muitas pessoas preferem continuar como está (elas já acostumaram ser assim), tem medo de tentar fazer diferente. E vão sempre colecionando os nãos: não dá, não consigo, não vai me ouvir, não gosta de mim, não vai querer sair, não me quer, não, não, não....

Agora chega meninas! Tire essa pedra já! não tenha medo de desatar as correntes que a prendem a esses complexos. Prefira mostrar aos outros quem você é (e mesmo que mostre falhas e erros, é melhor assim, porque assim você mudará para melhor), do que ter que agradar a todo mundo e viver uma vida infeliz. Complexos deixam de ser complexos quando são encarados como desafios a serem superados. Você vence a partir do momento que você começa agir em contra, pois você tem Deus, tem a sua fé, e agora é só trabalhar nisso (você precisar querer, você precisa se valorizar). Não adianta querer que Deus faça isso por você.. 50% tem que ser seu e outro 50% é de Deus. Você ainda quer viver com essa pedra dentro do seu sapato?! Se a resposta é não... então, comece agora a fazer o seu 50%.

Se essa ainda não é aquela pedra no seu sapato? Volte aqui na Quinta-feira que vem.

21 comentários:

  1. Dona Graci, essa ERA a pedra do meu sapato a algum tempo atrás, até que eu resolvi me libertar, tirar a máscara desse monstro chamado "medo", e "dar a cara a tapa"!
    Hoje eu sou mais transparente, ainda tem coisas que preciso mudar, porém é bem mais fácil viver sem medo de arriscar!

    Tudo tem 50% de chances de dar certo, então quando quero uma coisa de verdade eu corro atrás.. Deixei de ter medo, de achar que não sou capaz, pq sei que se não der certo na primeira vez que eu tentar, e logo eu desistir, eu NUNCA vou chegar onde quero.

    Um dia uma obreira me falou que se eu desistisse eu nunca saberia o que tinha do outro lado.. depois que ouvi isso resolvi absorver esse espírito, não dá pra desistir, não da pra não dar certo, não da pra parar de lutar! Esses são os únicos "Não da" que pretendo usar...

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, verdade!
    Não adianta cobrar sem fazer os próprios 50%, Deus é o parceiro, faz a parte dEle.
    Temos que fazer a nossa, e vencer.

    ResponderExcluir
  3. oi dona olha que bom estava aguardando a senhora começar o estudo..
    ah infelizmente dona isso tem acontecido comigo sabe, as vezes acredito em todos menos em mim..
    mas isso vai acabar vou vencer eu creio
    beijos dona graci e muito obrigada

    ResponderExcluir
  4. ya tire mi piedra
    de ahora voy a mostrar lo que realmente soy
    muchas gracias sra graciele
    att: melissa ( colombia)

    ResponderExcluir
  5. Olá, dona Graci!

    Confesso que fiquei surpresa quando me deparei com esse tema, pois me identifico muito com a situação exposta. Às vezes chega a ser ridículo, mas me deparo com algumas situações em que me sinto tão para baixo a ponto de não mais acreditar em mim mesma. O complexo me persegue desde a minha infância, começando por uma questão de aparência, e isso fez com que eu deixasse de investir no meu desenvolvimento pessoal, o que me prejudicou muito desde então.

    Infelizmente o problema não é só a descrença em si mesmo. O complexo de inferioridade faz com que venhamos a olhar tanto para o sucesso dos outros que acaba gerando em nós a INVEJA, o ÓDIO e consequentemente o ISOLAMENTO. Nos tornamos pessoas desagradáveis, queremos ser melhores do que os outros, com a intenção de pisar em cima de todos, mesmo! Mal se sabe que quem age assim, com tamanha prepotência, está simplesmente mostrando se sentir tão infeliz que quer que os outros se sintam também infelizes. Isso gera uma satisfação tão diabólica que tenho até vergonha de afirmar que um dia eu agi dessa maneira.

    O complexo de inferioridade nada mais é do que uma armadilha do diabo para nos fazer impedir que Deus venha agir em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Graci... me senti assim durante muito tempo antes de conhecer o Senhor Jesus e depois que passei a ser obreira sempre me destaquei e chamei a atenção por sempre dar o meu melhor e por ser muito abençoada em tudo...Até que um dia..depois que entramos pro Iburd, um pr. me disse que auxiliar servia como tapete pra ser pisado. Aquela palavra não me fez desistir de fazer a obra no altar, mas confesso que durante muito tempo me sentia inferior na obra de Deus, e me tornei retraída e com receio de mostrar o que realmente estava dentro de mim (a minha personalidade). Hoje não me sinto melhor que ninguém mas, sinceramente, busco em Deus a aprovação dos meus atos e não nas pessoas que só me limitavam...Que Deus continui te iluninando e te usando através deste Blog.Bjinhoss

    ResponderExcluir
  7. D.Grace essa pedra aparentemente insignificante já fez parte de mim, mas quando tive um encontro com Deus mim libertei dela. Quando convivemos com os complexos de inferioridade a pessoa passa a assumir uma falsa identidade; Ela aparenta ser uma pessoa que na verdade ela não é, ela não se aceita. Digo isso porque foi assim que vivi na minha adolescencia, criava uma imagem da pessoa que eu não era simplesmente para querer chamar a atenção dos outros para mim. É um peso muito grande, e graças a Deus hoje sou livre desse mal e mim considero uma peróla, pois só o fato de ter em mim a presença de Cristo, já mim torna uma pessoa de valor imensurável.

    Abraços e estarei aqui disposta a tirar todas as pedrinhas do meu sapato; Chaga de imperfeições nos meus passos devido o incomodo das pedrinhas!

    ResponderExcluir
  8. Oi dona Graci!
    Super verdade isso que a sra disse.
    Eu já tive complexos e sei o quanto infeliz eu estava por causa deles! A partir do momento que dei um basta e usei a minha fé, eles foram embora, não digo que às vezes eles não queiram aparecer... por causa de alguma piadinha de alguém, mas levo na esportiva e amarro, antes que ele retorne.
    bjo grande
    #Lu

    ResponderExcluir
  9. É VERDADE D.GRACY....QUANTAS VEZES JÁ ME CONSIDEREI INFERIOR A TANTAS PESSOAS.....JÁ POR MUITAS VEZES ME SINTO ASSIM....+ ESTOU NA FÉ E TD IRÁ MUDAR...POIS A PARTIR DE HOJE EU REJEITO ESTE ESPIRITO DE INFERIORIDADE.....BJS

    ResponderExcluir
  10. É preciso muita cautela pra resolver esse assunto. Os complexos muitas vezes resultam dos traumas da infância ou adolescência e necessitam ser tratados por Deus. Mas como isso ocorre? Quando resolvemos encará-los ao invés de escondê-los. E Deus nos trata no nosso cotidiano, nas nossas relações com as pessoas em casa, no trabalho, na igreja e etc. Estou nesse tratamento, admito que é mto doloroso, porém os resultados já estão surgindo.
    Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Passei minha adolescência toda me sentindo inferior aos outros, minha fuga foram os estudos,graças a Deus tive a oportunidade de conhecê-Lo e venci esse complexo, pude vencê-lo no grupo jovem que foi uma escola pra mim, inesquecível, quando me lembro de quando cheguei e de como era, dá até pra dar boas risadas, dei muito trabalho pro Espírito Santo.

    Bjinhus Dona Graci =)

    ResponderExcluir
  12. Poxa como essa palavra foi forte pra mim, muito obrigada dna Graci!

    Tauana Santos

    ResponderExcluir
  13. Eu quero tirar essa pedra do meu sapato, eu não gosto de ser assim, vivo altos e baixos, quando leio mensagens como a da senhora é que desperto pra como eu posso ser melhor e conquistar o que eu quero.
    bjos

    ResponderExcluir
  14. Ca,

    Você precisa dar um basta! perder esse mau habito. E como fazer isso? Agir!

    Exemplo simples: se você está acostumada acordar tarde, você até sabe que isso é um mau hábito, se realmente você quer mudar, você vai começar acordar cedo. No inicio é dificil, você fica o dia todo com sono, cansada... mas quando você começa fazer sempre, vai ter uma hora, que você nem precisará mais do despertador, você irá acordará cedo sozinha, e terá disposição pra dar e vender.

    É a mesma coisa sobre essa situação, corte esse mau habito, agindo e claro junto com a sua fé.

    ResponderExcluir
  15. Vi um comentario da Camila, e é veridico quando ela afirma que isso é umas das armas do diabo para querer nos parar, digo isso por que esse é um dos meus pontos fracos, e ele ta agindo em isso ai.. me sinto inferior ha todo mundo, as obreiras e etc. e me sentindo assim minha fé fica lá em baixo, tem dia que to no maior pique na maior fé, tem dia que minha vontade é de fugir me isolar, e chorar chorar e chorar. são pensamentos de que eu nunca nasci de Deus, que eu nunca vou poder ajudar o pr que oro no ministerio dele, vou só atrapalhar ele, que deus esqueceu de mim nao responde minhas oraçoes, por que com fulana foi assim e comigo é mais dificil, ai vem os pq's, pq Deus,? pq sou assim? por que só acontece comigo? vejo a bençaos das outras obreiras e vejo que comigo tudo é mais dificl, minha familia nao é convertida, nao tenho nem um apoio Espiritual em casa, e o por que tenho dúvidas em relaçao a minha vida com Deus, e o por que tenho dúvidas em relação a minha vida sentimental que era a que eu menos queria me preocupar e só zelar pela minha comunhao com Deus. EU NAO AGUENTO MAIS DONA GRACI, EU QUERO UM BASTA, QUERO TER UM eSPIRITO FIRME QUE NADA POSSA ABALAR.

    ResponderExcluir
  16. Complexo é algo muito sério, sou uma jovem do grupo jovem e quando não era liberta, sentia-me muitíssimo inferior as obreiras, porém agora me encontrei com Deus, ainda sou uma jovem do grupo jovem, mas não me sinto mais inferior, pelo contrário, luto para ser virtuosa e porque não, também ser a menina dos olhos do Pai.
    um forte abraço d. Graci...

    ResponderExcluir
  17. Lu,

    Não é só falar é agir, é deixar de olhar para as pessoas e olhar pra você. Tudo isso que você escreveu, muitas coisas que você vê, não é verdade, você juga que as coisas sejam assim... Preste mais atenção em você, e verá quantos talentos você tem. Mas se você continuar alimentando esse sentimento, você não poderá saber do que você é capaz.

    ResponderExcluir
  18. Essa mensagem foi muito forte obrigada D.Graci!

    ResponderExcluir
  19. Esta pedra já esteve em meu sapato!! Eu me achava inferior a todos,feia,e que os rapazes que gostavam de mim e queriam um compromisso comigo na época,eram pagos por alguém ou só estavam zombando de mim,já que eles eram mto bonitos para mim(eu achava isso).Mas graças a Deus esta fase da minha adolescencia té meus 19 anos passou pq Deus me libertou de tudo isso inclusive da depressão de achar tb que jamais teria alguém que me amasse de verdade para eu passar a minha vida ao lado dele.Desse dia maravilhoso em diante,passei a ser uma nova criatura e sou mto mais feliz e mto usada tb por Deus na obra.Pensamentos negativos sempre virão em nossas mentes,mas nós devemos lembrar que Deus nos capacita e é por nós!E sendo assim,seremos capazes de td!!! É só crer! Deus abençoe a todos!! Annie kelly

    ResponderExcluir
  20. Só o Senhor Jesus para me libertar disso. E ainda hoje não deixo ninguém me por para baixo. Se o Senhor não faz acepção de pessoas, por que irei me sentir inferior a alguém? De jeito nenhum. Quando temos o Encontro com Deus, mais nada importa. Somente o Senhor.

    ResponderExcluir
  21. Esta pedra me atrapalhou por anos. Quanto tempo perdido...
    Agora vejo que Deus nos dá capacidades e qualidades diferentes, porque afinal, não há razão para sermos todos iguais!
    Genilda Silva

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!