Vivemos na era das dietas: do limão, da sopa, da berinjela e tantas outras. Sonha-se diariamente com um corpo esculpido, sem os terríveis “pneus”, paz com a balança, perda de peso. Os esforços são muitos, às vezes chegando até à anorexia, isto é, redução ou perda do apetite. Devido ao medo de engordar, evitam-se certos alimentos essenciais ao organismo como proteínas, carboidratos e outros. Pessoas com tal “neurose”, mesmo depois de emagrecer continuam se achando gordas.
Podemos fazer um paralelo com a vida espiritual. Corremos o risco de entrar numa dieta espiritual, às vezes sem percebermos. Passamos pela fase da comida espiritual rápida, por falta de tempo ou para não perder tempo. A vida já é tão corrida! Aderimos então, à oração com baixas calorias, sem adição de fé e perseverança. Em seguida vem a leitura light da Bíblia (do tipo caixa de promessa), sem muito compromisso com a Palavra de Deus, sem a meditação e vivência da mesma. Aí não podemos nos esquecer do louvor diet, isto é, da boca pra fora. É aquele que não alimenta as nossas almas e anda longe da verdadeira adoração.
Olha-se superficialmente no espelho e pensa que está forte, mas na verdade está muito mal.
Fazer uma dieta espiritual é renunciar o fruto do Espírito Santo, é deixar de lado “o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a bondade, a benignidade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio...” (Gl 5:22,23)
Que tipo de vida queremos? Deus tem nos indicado a alimentação certa para um crescimento saudável, mas isso implica deixar de lado, a preguiça, a moleza, a indisposição e todas as obras da carne (Gl 5:19-21).
Portanto, aí está o grande perigo que nos leva a dieta espiritual. Onde está o seu coração? (Mt 6:21) ”Pois onde estiver o vosso tesouro, aí estará o vosso coração”
Que o Senhor Jesus seja o nosso único nutricionista espiritual.
Assim como em uma dieta desequilibrada a pessoa corre o risco de perder muitos nutrientes e acabar até em óbito, o mesmo se dá em nossa vida espiritual.
ResponderExcluirQuantas pessoas já não estão mortas espiritualmente, devido as dietas espirituais que andam fazendo e como consequência acabam perdendo nutrientes essenciais para se ter uma vida com Deus?!
Abraços D.Grace!
Fiquei feliz quando vi esse post. Eu li essa mensagem quando a sra postou a primeira vez em outubro do ano passado(se não estiver enganada rsrs) e me ajudou muito, pois me despertou. Me livrei daquela preguiça espiritual em que me encontrava. Lembro que imprimi e entreguei pra todos os evangelistas e obreiros da minha igreja. E assim como não podemos descuidar da nossa alimentação um só dia, o mesmo se faz com a nossa vida espiritual.
ResponderExcluirna fé,
Juliana Soave
É verdade dona Graciele, eu já passei pela dieta espiritual e não foram nada bons os dias que passei iludida achando que estava bem e quando me dei por conta estava caída. Graças a Deus que Ele é misericordioso e teve compaixão de mim me estendendo a mão e me fazendo acordar.
ResponderExcluirDaniela Horn
Porto Alegre - RS
Quando comecei a ler, pensei que fosse sobre a nutrição física somente!^^
ResponderExcluirSe nossa vida espiritual está bem alimentada com a palavra de Deus, até nosso corpo físico é beneficiado.
Genilda Silva
Esse foi uns dos artigos que tudo começou lá trás, mas de 1 ano e meio, eu nem tinha blog ainda, ele se espalhou pela internet, através da D.Cris, ela me encentivou :-)
ResponderExcluirMuy Cierto Señora Graciele
ResponderExcluirNuestra vida espiritual tenemos que cuidarla asi como nuestro cuerpo aun mas :D