sábado, 29 de janeiro de 2011

A Poda

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o ramo que dá fruto ele o 'poda', para que produza mais fruto ainda.” (João 15.1-2.)


Ao se referir a si próprio como a videira verdadeira, o Senhor Jesus está dizendo claramente que existem videiras falsas. Para compreender isso melhor, Ele nos traz a figura da poda. Veja que somente os ramos que dão frutos é que são podados. Aquele que não dá fruto, o Pai simplesmente corta. A poda existe para o ramo que trabalhou muito bem durante sua estação frutífera, a poda é para prepará-lo para a próxima estação, ela consiste basicamente em limpar e aparar aqueles galhos e folhas que, embora pareçam ‘bonitos e belos’, impossibilitarão a plena frutificação se não forem tirados.

Em nossas vidas, Deus nos poda com o objetivo de eliminar justamente esses galhos e folhas que parecem ‘belos’, mas não são. A poda é dolorosa para nós. Normalmente envolve abrir mão de alguma coisa não necessariamente má em si mesma, como: prioridades, poder, influência, dinheiro, tempo, títulos, sonhos ou qualquer outra coisa que possa vir a nos tirar do foco, ela vem para nos abençoar, retirando aquilo que poderia nos impedir de frutificar em abundância e qualidade na próxima estação.

Se o nosso Deus não se importasse, simplesmente não podaria e, nos deixaria secar sem dar mais frutos. A poda de Deus visa que o ramo alcance seu pleno potencial no reino de Deus.

Se você observar uma árvore depois da poda, ela não terá um aspecto muito agradável. Pelo contrário, parecerá “vazia” e “feia”. Mas, estará preparada para o que ainda virá, para dar os frutos da próxima estação. Por outro lado, a videira falsa continuará parecendo bela, bonita, e estará cheia de galhos e folhas. Será inicialmente confundida com uma boa árvore por muitos. Mas o tempo passará, e ela não dará frutos em abundância e qualidade. Por isso, devemos nos sujeitar à poda de Deus em nossas vidas, para desfrutarmos da bênção de sermos esvaziados de tudo o que não seja essencial para Ele, ainda que sejam coisas que parecem bonitas e desejáveis. A poda vem, não por que pecamos, mas porque temos dado frutos.

Os períodos de poda serão dolorosos, serão tempos de renúncia... mas, Deus nos conhece, Ele está nos preparando, Ele sabe quais são os galhos e folhas que Ele precisará aparar. Sempre existirão ramos mais cheios, que parecerão mais belos aos olhos dos homens, porém não darão frutos. A próxima estação virá, e Deus, mais do que ninguém, conhece nosso potencial para o Reino Dele, e quer nos usar em sua plenitude.

11 comentários:

  1. É verdade D.Graciele,antes de mais nada quando acorre uma poda a arvoré mas tarde dará frutos bons como também formará um novo galho,uma nova arvoré,ou seja ela se multiplica,assim nós se nos deixarmos ser podadas pelo Espirito Santo,é momento de renovação,de querer e poder pois nada nos impede de ser podadas a não ser nos mesmas por isto que temos que vencer nossas limitações para tudo que se quer conquistar a perdas e sacrificio.continuarei firme e forte despojada para ser podada a cada dia. Que Deus abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  2. Com certeza o tempo de poda não é fácil, e muitas vezes nem percebemos que é isso que está acontecendo e nos revoltamos contra Deus.

    Fica na Paz!

    ResponderExcluir
  3. Muito profunda essa mensagem Dona Graciele.
    Quando Deus quer nos usar ele permite que sejamos podados e essa poda inclui ridicularização, humilhação, perseguição e muitas outras coisas, pois em cada sítuação teremos uma reação.
    E quem olha acha que a pessoa está perdendo, ilusão, pois se a pessoa se permite podar ela não perde, aprende.Sim, aprende a se colocar no centro da vontade de Deus e ele por sua vez, a prepara para coisas grandes. Contudo isso só será possível depois de sermos provados e aprovados por Deus, ou seja tem que ser batizado com fogo, do contrário, seremos cortados, porém, esse corte é permitido única e exclusivamente pela própria pessoa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Realmente é doloroso , mas é preciso!
    Quem quer realmente conhecer a Deus e ser usada por Ele, vai ter que passar por isso, mas o depois é gratificante e glorioso , e isso é o que importa os bons frutos .
    bjinhossss

    ResponderExcluir
  5. Ta ligado, que venha a poda.

    ResponderExcluir
  6. É verdade, DEUS sempre que dar o melhor para nos, basta nos querermos e darmos bom fruto. Quando DEUS quer nos usar ele permite que sejamos podados por perseguição, por tentações e outras coisas. Ta ligado que venha a poda.

    ResponderExcluir
  7. Deus deseja que nosso fruto permaneça, então Ele nos limpa de acordo com a sua vontade.

    Um bjim no coracao.

    Pra. Thaís Itaborahy

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Dona Graciele, muito forte essa mensagem, realmente uma árvore para dar bons frutos tem que ser poldada constantemente, os galhos velhos impedem que novos nasçam. Temos que está dispostas para sermos poldadas pelo nosso Senhor para que assim venhamos dar frutos bons.
    Deus abençoe a senhora..

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de compartilhar com você textos que tenho recebido através de e-mail e alguns que gosto muito.
    Alguns são bastante comoventes, outros reflexivos, outros divertidos, por isso quis colocá-los ao
    alcance de todos, para que aproveitem como eu tenho aproveitado.
    Não há muitos recursos visuais, pois a quantidade de textos é muito grande,
    mas, aos poucos, vou melhorando-os.

    Espero que goste e aproveite!

    http://www.arcauniversal.com/blog/mensagensdereflexaoepaz.blogspot.com.html

    ResponderExcluir
  10. Nossa D.Grace!!!!!!!!!
    Simplesmente sem palavras....

    Ah! Só vale ressaltar que é exatamente o que estava precisando ouvir neste momento.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Muito forte esse post Dª Graciele, na verdade é o que ue precisava ouvir hoje. Depois de ter lido esse post pude perceber que a poda de Deus, nada mais é, do que a maior demostração de amor e misericórdia, pois O Senhor Jesus poderia simplismente cortar nossa árvore, no entando, Ele por sua tão grande misericórdia apenas nos poda. Eu tenho passado por esse período de poda, e não tem sido nada fácil, mais sei que é para o meu fortalecimento espiritual. Se necessário for eu vou ficar só com o tronco, contudo, quero ser da forma que Deus deseja que eu seja.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!