quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Panelinha, você faz parte dela?


Todas nós temos amigas mais chegadas, com as quais temos mais liberdade para falar sobre determinadas coisas e, nos sentimos mais à vontade para nos relacionarmos (eu amo muito minhas amigas). Mas isso não nos impede de conhecer pessoas e fazer novas amizades, certo?

Mas Infelizmente... hoje é muito comum a criação das famosas “panelinhas” – um grupo de pessoas que se fecham no mundo delas e, não aceitam que ninguém de fora ou de interesse entre. Essas “panelinhas” são prejudiciais aos relacionamentos e existem em todos os lugares, onde quer que existam pessoas. Muitas destas panelas, têm suas próprias regrinhas de lealdade (tem cabimento?), isto é, se um membro da “panela de pressão” dá um vacilo, ela pode ser banida ou ignorada pelo restante do grupo. Geralmente, essas rodinhas sempre surgem, fofocas, risadinhas, amizades grudentas e ciumentas... mas desprezam aos outros. E esses grupinhos muitas vezes são formados por pessoas que supostamente falam que são de Deus... que querem servi-Lo... que se diz convertidas e assim vai...

Mas veja o que a palavra de Deus nos alerta: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.” (João 13:34).

Deus é Deus de relacionamento, união e de amor. Ele não nos criou para nos relacionarmos com apenas um grupo de pessoas, e muito menos quando este grupo exclui, menospreza ou afasta as pessoas. O Senhor Jesus não deseja que nos fechemos num grupo em que ninguém mais entra, essa atitude não tem nada de Deus! É uma vergonha isso em nosso meio! Ao contrário, devemos sempre nos aproximar das pessoas, abrindo nosso “leque” de amizades para trocarmos experiências e crescermos mutuamente e ganhar almas... lembra??? Todas são Almas!!!

Que fique esse alerta para todas nós, eu me incluiu também: Que nos seus círculos de amizades sempre possa haver espaço para mais uma amiga entrar. Lembre-se: aquele que é de Deus é modelo para os outros e, tem um diferencial no seu comportamento: é amiga, é companheira e incentiva novas amizades e não tem ciúmes das suas amigas. Uma pessoa que age assim afasta as “panelinhas”, impedindo-as de contaminar os relacionamentos em nosso meio. “Panelas, tô fora!”

Se você faz parte de uma “panelinha” e percebe a grande importância de quebrar as barreiras para novos integrantes no seu grupo, faça esta proposta hoje para o seu grupo e, os incentive a praticar o amor do Senhor Jesus. Na maioria dos casos, elas não admitirão ser uma “panelinha” e, tentarão convencê-la de que você está redondamente errada. Mas mantenha uma personalidade de Deus, seja forte e não ceda as pressões e “as caras amarradas”.

Faça o que Jesus faria se estivesse no seu lugar. Mostre o seu amor por Ele.

38 comentários:

  1. OLA DONA GRACE,
    OLHA INFELIZMENTE ISSO EXISTE E MUITO EM NOSSO MEIO, AS VEZES FORMAMOS AS FAMOSAS PANELINHAS E NEM NÓS DEMOS CONTA DISSO.
    MAS QUE VENHAMOS EXERCITAR O MESMO AMOR DO SENHOR JESUS MOSTROU A NÓS, ELE SEMPRE ESTAVA COM TODOS DANDO A ELES A OPORTUNIDADE DE CONHECE-LO.

    BEIJOCAS....
    VENCENDO ...

    ResponderExcluir
  2. Olá,Dna.Grace,desde já agradeço por está palavra.
    Ontem eu e minha amiga estavamos na igreja,ajudando a fazer um propósito e conversando sobre o Força Jovem do evento que teve,conversa vai conversa vem,tinha uma moça do nosso lado e agente nem parou prá nem perguntar o nome dela.Depois a minha amiga que eu estava conversando,perguntou prá ela vc,não têm vontade de ser Educadora da EBI ou obreira,a moça respondeu:"Eu sou obreira a 4 anos em Osasco,aí eu e minha amiga,vimos o quanto temos que nos desprender só da nossa amizade,para conhecer outras pessoas.
    abraços e até logo.

    ResponderExcluir
  3. Oii D.Grace
    a sra escreveu uma realidade, infelizmente..olha eu não gosto de panelinhas, mas a gente sabe que na igreja existe muito, mas essa palavra serviu para abrir nossa mente e nunca fazer isso, esta sempre aberta para novas amizades...e também para abir a mente de todas nossas amigas de fé!
    Como a sra escreveu no final que me chamou bastante atenção"Faça o que Jesus faria se estivesse no seu lugar. Mostre o seu amor por Ele." tá ligado!!

    Obrigado pela mensagem..ameii
    Deus abençoe a sra
    besitos

    ResponderExcluir
  4. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOI dona Grace. como a senhora está?
    esse post, tem haver com o que está acontecendo com alguma de minhas colegas. Toda vez que ela vem aqui em casa, nós rimos, brincamos e dos divertimos. Só que quando nos encontramos na Igreja, eu também brinco com as obreiras que são minhas amigas, e essa minha amiga n gosta muito, ela do nada fecha a cara, como diz um pastor aqui fica com o sorriso mutilado. Ela esses dias veio me dizer que eu mudo quando chego na Igreja. Mas na verdade, eu apenas n falo só com ela, mas sim com todo mundo.
    Tenho orado por ela, pedindo a Deus para amarrar esse espírito de desunião.
    que Deus abençoe a senhora, muito muito mesmo *-*

    ResponderExcluir
  5. ooowm a senhora está online?
    de uma passada em meu blog
    http://senhordasmaravilhas.blogspot.com/

    besos besos :*

    ResponderExcluir
  6. WEEEEEEEE, obrigada dona Grace *-*
    a senhora está na igreja de que lugar?

    ResponderExcluir
  7. È Dona Graciele! Infelizmente esta é uma triste realidade, todo mundo tem aquela ou aquele amigo que possui mais afinidade e por isso sentem-se a vontade para contar o que não falaria pra qualquer pessoa, é natural, o que não é normal é as inimizades, as exclusões, os isolamentos, as picuinhas que servem para distanciarmos de Deus e como a Senhora mesmo falou, quem age assim são supostamente de Deus.Em todo lugar existe panelinhas porque o objetivo do diabo é só um, minar e contaminar o nosso coração, não é átoa que quando alguém inventa uma calúnia sobre nós ficamos sabendo e esses dias parei para analisar e percebir que o diabo da o seu jeitinho de ficarmos sabendo afim de criar uma mágoa no nosso coração, pois a tarefa de guardá-lo não é nenhum pouco fácil e esses dias estou vivendo isso, sentindo na pele o que uma panelinha pode causar, porém estou obdecendo o conselho de alguém muito especial que está me orientado a entregar nas mãos de Deus, pois ao seu tempo ele fará justiça, no mundo é normal as panelinhas, mais quem é de Deus não faz parte disso, antes foge da aparencia do mal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Panelinhas existem sim, agora mesmo colocarei esta postagem na minha página na comunidade. A senhora usa as palavras corretas apara abordar a veêmencia que é este assunto.
    Quando comento sobre isso com alguém, simplesmente falam que isso se trata de "afinidades", como pode? Já pensou se o Senhor Jesus, escolhesse grupos seletos de pessoas? Como seria o mundo já que somos todos falhos e imperfeitos?

    ResponderExcluir
  9. O pior é que as vezes alguém que tem o poder de desfazer as panelinhas ás vezes incentiva, e o pior é que as pessoas percebem esse incentivo, não dizem nada para não serem vistos como rebeldes, mas, sabem que essa direção de divisão não é de Deus. Felizmente existem pessoas de carater que não se deixa enganar, não fazem parte de "grupinhos" porque sabem a quem serve.
    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  10. Olá D.Grace, infelizmente essas "Panelinhas" existem, mesmo dentro da igreja, e nós que somos nascidas de Deus devemos quebrar essas "regras de grupo" que não faz bem a ninguém, e mostrar a diferença através de nosso comportamento.

    Bjinhosss

    ResponderExcluir
  11. olha eu de novo, quase acertei e olha q eu mais uma vez insisti ateh fika vermelha pra saber qual seria o post misterioso, infelizmente eu fui vítima de uma penelinha logo quando entrei no força jovem, pois era mto nova e ninguém queria me aceitar por conta disso, mais graças á Deus eu naum olhei pra isso e segui caminhando,as vezes á sem querer que as panelinhas se formam, ja mais eu quero a partir de hoj mudar pois, tem mtas pessoas q precisam de ajuda e nós estamos conversando em nossas panelinhas...pra mim era normal, mais hoje me dei conta q temos q ser diferente das pessoas do mundo q fazem mto isso...
    obrigada pela concientizãção!!
    e ``FORA PANELINHA´´ rsrs...
    beijinhus...

    ResponderExcluir
  12. Olá parabéns você acaba de ganhar um selinho de qualidade!
    http://mudandodaaguaparaovinho.blogspot.com/
    bejinhos Deus abençoe e parabéns!
    Letícia Fernandes

    ResponderExcluir
  13. Oi Graci...isso é a mais pura verdade.Tive essa experiencia a alguns anos atras,foi péssima,horrível...nao gostei da pessoa que acabei me tornando,nem Deus...Sofri bastante...essa panelinha explodiu e queimou todo mundo,nunca mais desde entaum faço isso,tenho amigas mais íntimas mas sao amigas que Deus me deu...as amo muito,mas a cada lugar onde passo procuro fazer mais amizades e aprender das pessoas sempre,todas tem algo para nos ensinar.Minha única panela que permanece eternamente sao eu,meu marido e o Senhor Jesus mesmo!E o amor incondicional Dele que buscamos levar aos que nos rodeiam.Um beijo!

    ResponderExcluir
  14. Oi Graci...isso é a mais pura verdade.Tive essa experiencia a alguns anos atras,foi péssima,horrível...nao gostei da pessoa que acabei me tornando,nem Deus...Sofri bastante...essa panelinha explodiu e queimou todo mundo,nunca mais desde entaum faço isso,tenho amigas mais íntimas mas sao amigas que Deus me deu...as amo muito,mas a cada lugar onde passo procuro fazer mais amizades e aprender das pessoas sempre,todas tem algo para nos ensinar.Minha única panela que permanece eternamente sao eu,meu marido e o Senhor Jesus mesmo!E o amor incondicional Dele que buscamos levar aos que nos rodeiam.Um beijo!

    ResponderExcluir
  15. Nunca gostei de panelinhas, se eu estava na igreja e ficava esperando a hora da evangelização e via alguma obreira sozinha chamava ela para almoçar ou lanchar comigo.
    Eu passei por momentos tão dificies na minha vida, e fui deixada de lado pelas panelas.
    O grande problema dessas panelinhas, e que elas não percebem que existem pessoas a sua volta, precisando de ajuda.
    Porque não ficar do lado de pessoas que estão sofrendo?
    Ou de uma jovem que entrou na igreja, e precisa de ajuda.
    Uma coisa e você forma uma grupo de oração na igreja, outro e a panela que não vai te acrescentar nada.
    Jesus não fazia acepção de pessoas.
    Ovelha gera ovelha, para ser uma árvore frutífera é preciso investir.
    A alma que você cuidar hoje, poderá cuidar ou ajudar você amanhã.
    Abraço
    Dona Grace

    Ass: Luciana Ferreira Teles

    ResponderExcluir
  16. é verdade dona Graci "panelinhas"nunca nos levam a nada é uma terrivel coisa q criamos as veses sem perceber e qnd nos damos conta estamos dentro de uma!é muito bom poder fazer novas amigaas .panelinhas tô fora!

    ResponderExcluir
  17. É verdade D. Graciele, como queremos que o Senhor Jesus nos use e confie almas em nossas mãos, se a gente mesma se fecha impedindo que outras pessoas se aproximem de nós?
    Cada pessoa tem algo especial dentro de si, tem uma experiência de vida diferente a ser contada. Se a gente só conversa com as mesmas pessoas, estamos perdendo de ajudar e de aprender ainda mais.
    Que Deus abençoe muito a senhora e nunca deixe esse amor pelas almas se esfriar.
    Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  18. Boa Noite!
    D. Graciele vejo muito esse tipo de "panelinha" dentro da igreja, e uma coisa que gosto muito é de conhecer novas amizades, conhecer meninas para que eu venha aprender com cada uma delas com seu jeito de ser. Sempre que vejo uma pessoa nova em na igreja chego proximo para conversar e conhece-lá. Mais infelizmente existi "panelinha" na casa de Deus.
    Agradeço a mensagem.
    Beijinhos♥♥

    Amanda Daryanne/ Belém-Pará

    ResponderExcluir
  19. Amei,gostei ,já fiz parte disso , mas pra gloria de Deus ele mudou , mas infelizmente conheço muitos irmãos que precisam mudar!creio que Deus já esta fazendo isso na minha igreja
    A paz

    ResponderExcluir
  20. Existe mesmo um grande problema entre as panelinhas... As vezes as pessoas que estão dentro dela, não o fazem por mal, mas por seu mundo girar apenas em torno de suas amigas, acabam não enxergando que existem pessoas na igreja precisando de alguém para conversar, e assim ajudá-la...
    Espero que todas que lerem, parem pra se policiar mais em suas amizades e sempre estejam dispostas a começar novas :)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Dona Grace, infelizmente isso é uma verdade. As vezes sem perceber, acabamos ficando sempre com as mesmas amigas,e deixamos que outras se aproximem de nós.
    E isso só nos prejudica, e não ajuda em nada.
    Claro que existem amigas que temos mais afinidades, mas não podemos deixar que o grau de amizade nos afaste de outras!!
    "Panela, tô fora"...

    Que deus continue nos abençoando...
    Fernanda Nascimento
    Aracaju- se

    ResponderExcluir
  22. Ola

    Dna Graci,

    Isto acontece muito mais quem somos nós para julgarmos a atitude dos outros, depende da forma como estamos Espiritualmente às vezes falamos que não gostamos de certas atitudes nas pessoas mais nós agimos igual, sem se dar conta estou falando por mim não pela atitude dos outros. Mais vou passar a vigiar mais as minhas atitudes para ver se não faço parte do roll das panelas. E por que te reparas no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
    Mateus 7:3

    Que Deus abençoe a todas.

    ResponderExcluir
  23. Olá Dona Grace!
    Realmente esse assunto de "panelinha" temos que vigiar muito,isso acontece muito na igreja no Grupo Jovem eu quando era novinha na fé achava que tinha que fazer amizade só com algumas pessoas,mas depois percebi que temos que abrir o nosso leque de amizades,pois às vezes tem pessoas precisando de uma palavra amiga e nós estamos fechadas em um só grupo, como a senhora disse: "devemos amar as outras pessoas como Deus nos amou e ter união e amor pelas almas!"
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Do mesmo jeito que a senhora disse é como acontece. Já participei de panelinhas e hoje me arrependo, tudo bem ganhei isso como experiência, mais não repito mais. Decidi andar só, tenho amigas, mais não me fecho a grupos, porque a jovem de Deus não pode ser ignorante e eu defino pessoas que se fecham para novas amizades como ignorantes. "PANELINHA, NUNCA MAIS!

    ResponderExcluir
  25. D. Graci, esse assunto é muito importante, se não vigiarmos acabamos fazendo parte de "panelinhas" também.Falar e conversar c/ outras pessoas é bom p/ nós mesmos compartilhamos experências,sem contar que estamos cumprindo um dos maiores de todos os mandamento de nosso Senhor(Marcos 12:31).Só quem tem maturidade e visão entendi isso,mensagem forte.Que continuemos nos edificando, abraços!
    Iana Cruz - Belém/PA

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente oque mais existe na igreja são panelinhas,e essas pessoas acham que estam fazendo certo,excluindo as pessoas de seu meio,e isso não é de Deus,e não agrada á Deus.

    ResponderExcluir
  27. É verdade Dna graci muitos são assim se isolam no seu mundinho e a porta da amizade esta sempre fechada,isso e errado.Eu já fui criada super diferente minha mãe já me educou a conviver com todos a nunca desprezar as pessoas por que como a senhora mesmo falou são almas a ser ganhas.Graças a Deus eu me dou bem com todos falo com todo mundo por exemplo na minha igreja eu conheço todos pois sempre quando tem alguem diferente eu vou comprimentar,eu sempre estou com um sorriso enorme no rosto,não importa a minha situação os meus problemas eu sempre vou estar sorrindo...beijokinhas com carinho..

    ResponderExcluir
  28. Olá Dª Graci, este post me fez lembrar de tantas coisas, de tantas experiências.
    Já fui tratada mal por pessoas que me rodeavam, porque eu não tinha amigas e quando eu me aproximava tentando fazer novas amizades sempre era tratada com indiferença ou nem falavam comigo.
    Hoje quando vejo uma jovem nova na minha igreja, procuro sempre fazer o que não fizeram comigo, procuro fazer tudo o que eu queria que fizessem comigo.
    Vou até a pessoa me apresento, pergunto o nome e sempre que a vejo por fora das coisas procuro sempre inclui-la, para que a mesma não passe pelo que eu passei.
    Obrigada pela mensagem!
    Bjinhos com flocos de chocolate

    ResponderExcluir
  29. Poxa D. Graciele, quando eu comecei a freqüentar a igreja, e infelizmente no Grupo Jovem havia muitas "panelinhas" entre os jovens, e eu me lembro do quanto eu me sentia excluída e sem valor. Hoje percebo a imaturidade daqueles jovens e procuro ser oposto, sendo amigável com todos, e como a senhora disse, mostrando o amor de Jesus!
    bjinhossss

    ResponderExcluir
  30. Olá D. Graci
    Isso infelizmente é verdade..
    eu observo muto isso na igreja e tbm ja sofri por querer interagir com as moças de alguns desses grupos pq as considerava "legais" e não deu certo....mas neste caso foi mto bom
    Deus me livrou...

    Pamela/ Cuiabá

    ResponderExcluir
  31. Olá Dona Graci
    eu ja vivenciei isto aqui na minha igreja
    ja tentei entrar em um grupo de meninas pq achava que elas eram pessoas bacanas e qdo percebi não era bem assim.. Graças a Deus, o Senhor me livrou ....

    Pamela / Cuiabá

    ResponderExcluir
  32. Oi D.Grace...muito bom esse estudo, sempre tem em qualquer lugar isso depende de cada um mostrar o nosso amor pelas almas e vencer aquilo q empede q a amizade e o amor de Deus se mostre a traves de nos!
    Deus abencoe!

    ResponderExcluir
  33. É meninas vamos combater o bom combate... vamos fazer o impossivel para acabar com as panelinhas de pressão e ajudar aquelas que estão só :-)

    ResponderExcluir
  34. olaaa!!! D.graciele,bom isso é a mais pura verdadess temos que fugir da aparencia do mal eu por exemplo tenho umas amigas na minha iurd mais não quer dizer que somos uma panela pois falo com todos mais é igual a senhora falou que tem pessoas que temos mais AFINIDADE e outras não obrigada pela mensagem de verdade agradeço a DEUS POR TUDO BJINHOSSSSSSS NA FÉ

    ResponderExcluir
  35. Olá D. Graci
    Infelizmente a fofoca e a panelinha estão em todos os lugares. Devemos estar sempre dispostas a conhecer novas pessoas e amizades!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. É verdade, fico triste em saber que existe muito isso, mas que Deus venha mudar essas pessoas.

    ResponderExcluir
  37. Cheguei a uma conclusão triste, explico...Terei que discordar (refletindo mais sobre este tema e este post)de um pastor amigo meu que disse em sua palestra que existe panela sem tampa.Não existe não...Sabe por quê?Alguém sempre colocará...Que dó!Tava já me acostumando com essa boa desculpa.Não por eu ter uma panela (me sinto até de fora de muitas rsrsr), mas por eu não ter que combater essa idéia como líder!Fazer o que!Em todo lugar terá e sempre deveremos minimizar seus efeitos acolhendo quem chega (deixando os ciúmes e a insegurança de lado) ou quem precisa,ou seja, os irmãos em Cristo e pelo bem do Corpo!Quero me firmar nisso mesmo que não haja quem concorde!

    ResponderExcluir
  38. Olha, quem gosta de panela e pipoca. Quando cai no fogo quente da guerra, nao para de pular e acaba mostrando seu verdadeiro "eu".
    Sai pra la "panela".

    Beijos Gracy

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!