terça-feira, 25 de maio de 2010

Aprendendo a perdoar




Eu passei por uma experiência recentemente que me ensinou a perdoar.Eu nunca havia passado por isso dentro da igreja, eu sempre passei por situações assim com pessoas de fora e isso fazia com que perdoar para mim fosse mais fácil pois sabia que essas pessoas não sabiam o que faziam pois nunca haviam experimentado a presença de Deus em suas vidas.Mas quando eu me deparei com esta situação dentro da casa de Deus ,eu confesso que na hora fiquei sem chão.

- Como essa pessoa pode fazer isso comigo? Me enganar , brincar comigo desse jeito?

Não apenas eu fui passada para trás mas outra pessoa também o que fez com que a dor fosse maior.

E aparentemente essa pessoa saiu ilesa , como se nada tivesse acontecido.

Bem eu havia determinado em meu coração que eu iria perdoar, não iria aceitar aquela mágoa por nada dentro de mim, então me propus a orar mas mesmo orando a situação continuava a mesma, então eu resolvi escrever um e-mail pedindo perdão para essa pessoa ( nós não nos vemos com frequência) e o fato da pessoa não me responder fez com que a situação novamente continuasse a mesma.Eu continuava sedenta de vingança , eu queria que ele colhesse o que plantou a todo custo...

Eu pedi para Deus me ajudar e quando eu menos esperei uma voz suave falou dentro de mim : Você precisa ter misericórdia. Sabe era como se meus olhos tivessem se aberto naquele momento.

- Quantas vezes você falhou, me decepcionou e eu nunca desisti de você? Eu sempre te dei uma segunda chance.Novamente ecoou dentro de mim.

É verdade eu pensei. Imediatamente eu comecei a olhar para essa pessoa com um olhar de misericórdia.

Se Deus me perdoou,é comigo mesmo eu sendo uma miserável pecadora porque Ele não vai ter compaixão dessa pessoa?

Foi somente aí que eu realmente aprendi a perdoar.A mesma misericórdia que Deus tem comigo eu resolvi dar para o meu semelhante.Eu seria uma hipócrita em querer a misericórdia de Deus mas não usá-la com o meu próximo.Passado alguns dias eu até esqueci o que essa pessoa me fez , mesmo sendo algo grave para mim.

E é aí que está o problema de muitas pessoas: Quando elas falham recorrem a misericórdia de Deus mas quando alguém pisa no calo delas ...Ah daí clamam para Ele fazer justiça, ficam sedentas de vingança.Dizem: Eu perdoo mas ele vai colher...

Eu aprendi algumas coisas em relação ao perdão com essa experiência:

1. Quem perdoa esquece- Se você não esqueceu é porque ainda não perdoou.

2. A misericórdia é o único caminho para o perdão- lembre-se de todas as vezes que você falhou e se arrependeu depois, de todas as vezes em que Deus te perdoou...

3. O seu desejo por vingança não muda em nada a vida de quem te magoou , você está fazendo mal única e exclusivamente para você mesmo. É como se você pegasse uma faca e desse facadas no próprio corpo tentando atingir a outra pessoa - IMPOSSÍVEL.

4. O fato de você perdoar não significa que essa pessoa não colherá o que plantou. Deus sabe de todas as coisas inclusive a medida certa de justiça a ser aplicada. Não é a sua vontade mas a Dele que vai prevalecer.

Se você tem mágoa de alguém e quer estar bem diante de Deus , perdoar de verdade:

1. Ore por essa pessoa .

2. Peça perdão a ela.

3. Olhe para ela com a mesma misericórdia que Deus olha para você.

4. Esqueça o que ela te fez.


Deus abençõe, Luana Menezes.