terça-feira, 25 de maio de 2010

Aprendendo a perdoar




Eu passei por uma experiência recentemente que me ensinou a perdoar.Eu nunca havia passado por isso dentro da igreja, eu sempre passei por situações assim com pessoas de fora e isso fazia com que perdoar para mim fosse mais fácil pois sabia que essas pessoas não sabiam o que faziam pois nunca haviam experimentado a presença de Deus em suas vidas.Mas quando eu me deparei com esta situação dentro da casa de Deus ,eu confesso que na hora fiquei sem chão.

- Como essa pessoa pode fazer isso comigo? Me enganar , brincar comigo desse jeito?

Não apenas eu fui passada para trás mas outra pessoa também o que fez com que a dor fosse maior.

E aparentemente essa pessoa saiu ilesa , como se nada tivesse acontecido.

Bem eu havia determinado em meu coração que eu iria perdoar, não iria aceitar aquela mágoa por nada dentro de mim, então me propus a orar mas mesmo orando a situação continuava a mesma, então eu resolvi escrever um e-mail pedindo perdão para essa pessoa ( nós não nos vemos com frequência) e o fato da pessoa não me responder fez com que a situação novamente continuasse a mesma.Eu continuava sedenta de vingança , eu queria que ele colhesse o que plantou a todo custo...

Eu pedi para Deus me ajudar e quando eu menos esperei uma voz suave falou dentro de mim : Você precisa ter misericórdia. Sabe era como se meus olhos tivessem se aberto naquele momento.

- Quantas vezes você falhou, me decepcionou e eu nunca desisti de você? Eu sempre te dei uma segunda chance.Novamente ecoou dentro de mim.

É verdade eu pensei. Imediatamente eu comecei a olhar para essa pessoa com um olhar de misericórdia.

Se Deus me perdoou,é comigo mesmo eu sendo uma miserável pecadora porque Ele não vai ter compaixão dessa pessoa?

Foi somente aí que eu realmente aprendi a perdoar.A mesma misericórdia que Deus tem comigo eu resolvi dar para o meu semelhante.Eu seria uma hipócrita em querer a misericórdia de Deus mas não usá-la com o meu próximo.Passado alguns dias eu até esqueci o que essa pessoa me fez , mesmo sendo algo grave para mim.

E é aí que está o problema de muitas pessoas: Quando elas falham recorrem a misericórdia de Deus mas quando alguém pisa no calo delas ...Ah daí clamam para Ele fazer justiça, ficam sedentas de vingança.Dizem: Eu perdoo mas ele vai colher...

Eu aprendi algumas coisas em relação ao perdão com essa experiência:

1. Quem perdoa esquece- Se você não esqueceu é porque ainda não perdoou.

2. A misericórdia é o único caminho para o perdão- lembre-se de todas as vezes que você falhou e se arrependeu depois, de todas as vezes em que Deus te perdoou...

3. O seu desejo por vingança não muda em nada a vida de quem te magoou , você está fazendo mal única e exclusivamente para você mesmo. É como se você pegasse uma faca e desse facadas no próprio corpo tentando atingir a outra pessoa - IMPOSSÍVEL.

4. O fato de você perdoar não significa que essa pessoa não colherá o que plantou. Deus sabe de todas as coisas inclusive a medida certa de justiça a ser aplicada. Não é a sua vontade mas a Dele que vai prevalecer.

Se você tem mágoa de alguém e quer estar bem diante de Deus , perdoar de verdade:

1. Ore por essa pessoa .

2. Peça perdão a ela.

3. Olhe para ela com a mesma misericórdia que Deus olha para você.

4. Esqueça o que ela te fez.


Deus abençõe, Luana Menezes.

15 comentários:

  1. Eu sei o q é isso, D. Graci... E nós nunca esperamos isso dos q deveríam ser nossos irmãos... Mas todos somos falhos e foi essa linha de pensamento q usei pra perdoar... Sempre q me sentia mal pelo q me fizeram, lembrava q d se Deus fosse rígido comigo da mesma maneira como minha natureza humana queria ser com os demais, estaria perdida! A realidade é q todos falhamos. As falhas alheias não competem a mim e sim a Deus, ainda q tenham atingido a mim. Preciso aprender com isso.. Inclusive aprender a não julgar e a perdoar!

    ResponderExcluir
  2. Muito forte sua experiência, essa mensagem me edificou muito, que Deus te abençoe muito hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  3. Muito forte a experiência. Estou me recuperando de uma decepção. Nunca pedi justica à Deus,mas tbém não tinha enxergado o quanto a pessoa precisa de misericórdia. Me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  4. Quando cheguei na igreja, cheguei com muita mágoa do meu pai. Aí aprendi que deveria perdoar e foi isso que eu fiz orei e consegui perdoar o meu pai depois de anos. Depois disso não guardei mais mágoa de ninguém, porque o diabo é o único que quer nos ver com mágoas e rancores.
    Na fé,
    Daniela Horn
    Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  5. Deve ser bem dificil mesmo, esperamos uma atitude decepcionante de qualquer pessoa menos daquelas que supostamente estão na mesma fé; nunca passei por uma situação assim, mas oro todos os dias pedindo a Deus que mim prepare para tudo o que irei passar em minha vida. Precisamos está bem alicerçados, pois quando uma tempestade vinher não nos abalará.

    Na fé por um sonho: Paully Santos

    ResponderExcluir
  6. Paz seja contigo

    A vida cristão envolve um perdão diário a todos que erram conosco e tambem precisa que nós nos perdoemos os erros próprios.


    Permaneça na Graça e nela frutifique

    Seja bem vinda em meu blog e que possa ser edificado na Palavra

    atalaiadooastelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir
  7. tem uma pequena coisa as vezes acontece que uma pessoa te machuca e ela é quem fica com raiva de vc. aí vc até quer perdoar mais ela não dá entrada mostra que não quer o seu perdão e que não te suporta e faz de tudo pra demostrar que não gosta de vc. e aí o que fazer?

    ResponderExcluir
  8. Passei por esta situação essa semana, só Deus sabe o quanto me decepcionei pois afinal, jamais eperava passar por isso com esta pessoa que aliás é da mesma fé.
    Agradeço a Deus nesse momento pela confirmação pois foi exatamente isso que fiz orei e continuo orando por ela, mas infelizmente ela não fala mais comigo, não estou com raiva, muito menos chateada. Mas será que preciso pedir perdão a essa pessoa?

    thaisuniversitaria@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eu fiquei muito feliz que a sr. postou minha mensagem sinceramente eu achei que a sr, não iria publicá-la rsrsrs. E fiquei mais feliz ainda em saber que ajudou outras pessoas pois esta era a minha intenção... Deus abençõe!

    ResponderExcluir
  10. me ajudou bastante, achava que tinha perdoado o meu esposo por coisas que ele fez comigo, mas a verdade é que eu sempre lembrava do que aconteceu, mas a partir de AGORA será diferente. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite !
    Nossa muito forte mesmo. Tá ligado e nessa fé
    Eu creio em uma palavra que está escrito
    Todas as coisas coperam para o bem daqueles que amam a Deus.

    ResponderExcluir
  12. Muito forte. essa é a fé. Como ja passei por isso mas graças a Deus aprendi.

    Se alguem quizer visitar meu blog: http://vanymello.blogspot.com/ Sempre uma palavra d fé.

    Na fé!

    ResponderExcluir
  13. Oie dn.Craciele,olha é verdade,pois eu ja passei uma experiência nesse sentido,confesso que eu nem queria ver a pessoa,no fundo desejava a punição dela..pois foi uma coisa muito grave,mais eu orei muito a Deus,pedi-lhe sabedoria pra me dar com a situação e eu não conseguia por muito tempo a falar com essa pessoa direito.
    Mais eu cheguei até ela e pedi perdão de todo o meu coração e hoje olha pra essa pessoa com os olhos de misericordia e foi como um alivio pra mi!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  14. oi muito obrigado,passei por uma situaçao parecida dentro da igreja,mas lendo a sua,tomei coragem de perdoar.muito obrigado e que DEUS TE ABENÇOE

    ResponderExcluir
  15. olha dna que coincidencia...eu passei uma situação exatamente assim dentro da igreja,e fazia a mesma pergunta que a senhora fez,como pode isso e aquilo,pois bem ,Deus não me deixou em paz enquanto eu não mandei tbem um email pedindo perdão rsrsrs,por incrivel que pareça,a pessoa tbem não me respondeu,e Deus tbem usou um servo em uma reunião de domingo e falou das n vezes que Jesus me perdou,e então mudei e vi que todos,somos falhos,e que enqto ficamos com sentimento ruim dentro de nós,e somente a nossa vida que estaciona, e se vai colher ou não...não pertence a nós,mas aprendi a ter misericordia e continuar no objetivo que iniciei la atras há muitos anos,a olhar somente ao senhor Jesus,pois ele é o nosso espelho que jamais se ofuscara,seu brilho é real ele jamais quebrará,aprende a me espelhar somente nele,o que passou já está no mar do esquecimento de minha memoria:) ná fé!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!