quinta-feira, 18 de março de 2010

Saia da zona de acomodação!


Você já observou um elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo. A estaca é só um pequeno pedaço de madeira. E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma arvore com sua própria força, poderia com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.

Que mistério! Porque o elefante não foge?

O elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Imagine o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo o esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. O elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá para cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo.

Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio por exemplo. O medo do fogo faria com que o elefante em desespero quebrasse a corrente e fugisse.

Isso muitas vezes acontece conosco! Vivemos acreditando em um montão de coisas, “que não podemos ter”, “que não podemos ser”, “que não vamos conseguir”, simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos “não” que “a corrente da estaca” ficou cravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o “sempre foi assim”.

Poderia dizer que o fogo para nós seria: a perda de um emprego, doença de alguém próximo sem que tivéssemos dinheiro para fazer o tratamento, ou seja, algo muito grave que nos fizesse sai da zona de acomodação.

A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, separar a emoção da fé e não ter receio de arrebentar as correntes! Fazer como está escrito: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Não espere que o seu “circo” pegue fogo para começar a se movimentar. Vá em frente!

4 comentários:

  1. Ola Dna. sou Laísa catedral brás SP

    Que bacana essa história, eu acho que tava no lugar do elefante. com medo de novas mudanças em minha vida deixei-me ouvir que eu não podia,
    que não iria conseguir, e sempre fiquei na mesma rotina e essa ultima semana tudo mudadndo e eu particulartmete não queria...mas tenho que me desprender certo???
    Que Deus abençoe a sra. e sua família...hoje e sempre..

    ResponderExcluir
  2. Hola Señora Graciele!
    Es muy fuerte esta palabra, es una gran realidad!
    Yo opino lo mismo, siempre que estamos en la "zona de lo seguro" dejamos de lado nuestros proyectos, sueños de lado muchas veces porque como ya no corremos riesgos entonces nos acostumbramos y olvidamos lo que realmente queriamos lograr. Yo estaba justo pensando en esto en un aspecto de mi vida..y de este año no pasa lo que siempre quise lograr, ahora es momento de poner manos a la obra. Gracias por recordarmelo!! Que Dios la siga bendiciendo!

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz amada, amei seu blog
    sem palavras nesse texto maravilhoso que expõe bem nitidamente a nossa realidade.

    convido para visitar meu blog
    http://crislainemeireles.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    DOna Graci

    Essa historia , é a historia de muitos.
    Que não vivem a fé no Deus vivo, e sim no percurso desse mundo.
    Um rio so consegue atingir seu objetivo, porque ele contorna obstcaulos.
    Eu quero ser como um tsunami, nada e nem ninguém me pará.
    Beijos
    Ass: Luciana fé em fé alwyas

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!