quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Pedra no Sapato - Parte2


Eu Não Sou Capaz
O quanto você se conhece? Muito? Pouco? A maior parte das pessoas acredita que se conhece, mas na verdade se conhece muito pouco. Você ama alguém, confia em alguém que pouco conhece? Geralmente amamos e confiamos apenas em quem conhecemos muito! E se você não se conhece como quer acreditar mais em sua própria capacidade? Como quer ir em busca de seus sonhos se não acredita ser capaz? E por que não acredita ser capaz? Porque não sabe quem você é.

Quando uma pessoa está bem com ela mesma, você percebe isso não pela roupa que está usando, ou o carro que está dirigindo, mas pelo brilho em seu olhar, o sorriso em seu rosto, a paz em seu espírito. Como alguém que dorme mal toda noite pode sentir paz? Como alguém que está constantemente se criticando, se culpando, se achando errada, se achando feia pode se amar? Amar-se é condição básica para elevar a auto-estima. Podemos perceber que a auto-estima está baixa quando desenvolvemos algumas características como: insegurança, inadequação, perfeccionismo, dúvidas constantes, incerteza do que se é, sentimento vago de não ser capaz, de não conseguir realizar nada, não se permitindo errar e com muita necessidade de agradar, ser aprovada, reconhecida pelo que faz e nem sempre pelo que é.

Se você identificou algumas dessas características, pode ser que esteja precisando tira essa pedrinha do seu sapato: O deixar de Acreditar que você não é Capaz.

Se quiser, você pode fazer:
·  Escreva dez coisas que você gosta em si mesma.
·  Depois escreva dez coisas que você não gosta em si mesma ou que gostaria de mudar.
·  Qual lista foi mais fácil de completar?

A maioria das pessoas sente mais facilidade em identificar as coisas negativas. Aprendemos que dizer aquilo que gostamos em nós mesmas poderá ser rotulado de presunção, esnobismo. Nada disso meninas! é preciso ter consciência de quem se é de verdade, avaliando os pontos positivos tanto quanto os negativos, pois só assim será capaz de mudar aquilo que te incomoda ou te faz sofrer e valorizar o que tem de bom e, que geralmente mergulhada em tantas críticas e cobranças, acaba por esquecer.

Continue (ainda não acabou meninas):
·  Observe as listas. Coloque um "i" nas características internas, ou seja, que dependam apenas de você reconhecê-las. E um "e" nas características externas, que dependam da opinião de outras pessoas.
·  Ao fazer o sinal (i ou e), o que você percebe? Há um equilíbrio entre eles ou você tende mais para um lado?

Se você tem mais características externas ficará mais vulnerável à opinião dos outros e assim, mais facilmente manipulável (olha a pedrinha aí). Dependerá cada vez mais de aprovação, mas infelizmente nunca da sua própria. Isso quer dizer que toda vez que algo que dependa no mundo externo ou de outras pessoas não correspondam a sua expectativa, você se sentirá frustrada e sua auto-estima tenderá a baixar (é depender  de opinião das pessoas em tudo).

Seu valor estará sempre na dependência do que dirão sobre você, não importando muito sua própria opinião. Por exemplo, quando você perde o emprego, quando recebe uma crítica, quando alguém se distancia de você. Tudo isso pode baixar sua auto-estima e se sentirá incapaz de continuar e desistirá no meio do caminho. Abandona assim seus sonhos, seus objetivos facilmente. É preciso ter consciência de quem se é de verdade, avaliando os pontos positivos tanto quanto os negativos.

Isso acontece quando você só quer fazer pelo externo, sempre querendo fazer algo para as pessoas em busca de aprovação e reconhecimento. E esse é o caminho mais curto para se machucar. Coloca assim todo seu valor nas opiniões ou respostas no mundo externo e, como quase sempre nada disso corresponde ao que espera, e nem ao que você é realmente, se permite depender cada vez mais de como te avaliam, gerando um círculo vicioso.

O importante é desenvolver a capacidade e ter a consciência de saber que o que faz é o reflexo de quem você é. Ao reconhecer seus pontos negativos, poderá mudar um por um. E reconhecendo seus pontos positivos se sentirá mais confiante em sua capacidade de conseguir o que quer que deseje, independente das críticas ou opiniões que terão sobre você, pois acredita ser capaz de conseguir tudo o que deseja, é primeiramente aceitar que você é capaz, que você tem um Deus que é dono do mundo! 

Se o que você fizer é com a direção de Deus, você está certa que é capaz de lutar, ainda que joguem cal, você terá autoconhecimento suficiente para você mesma se aprovar e principalmente se amar! E conquistar muito mais.

9 comentários:

  1. Eu já fui esse tipo de pessoa que se preocupava muito com o que os outros iriam pensar ao meu respeito. Quando agimos assim acabamos impedindo de mostrar a pessoa maravilhosa que somos. Independente dos nossos defeitos todos nós possuimos qualidades e é exatamente essas qualidades que ficam ocultas quando nos preocupamos mais com o pensamento dos outros a nosso respeito, do que com a pessoa que realmente precisamos ser.

    Abraços D.Grace!

    ResponderExcluir
  2. Poxa muito bacana essa mensagem!!falo muito comigo!
    As vezes exigimos tanto da gente que com um pequeno erro já nos achamos as piores pessoas do mundo...as vezes vc consegue olhar pra alguém e dizer vc é capaz mais vc mesma não acredita na sua capacidade!Muito forte essa mensagem!!

    Deus te abençõe Muitoooo

    ResponderExcluir
  3. oi tudo bem.. ta linda essa mensagen...eu so esposa de pasto e estou na argentina ta lindo esse blog heeen!!!!da uma visitinha no meu ficarei feliz www.erickaviana.blogspot.com

    um grande abraco.

    ResponderExcluir
  4. Eu também era assim. Mas depois de um tempo aprendi a me amar. Hoje vejo que estou colocando a pedra no meu sapato de novo. Não pelo que os outros pensam de mim, mas pelo que eu mesma julgo ser.
    Minha lista encheu no lado negativo. Mas realmente eu preciso mudar logo. Deus abençoe a senhora!

    ResponderExcluir
  5. Gente! Saiam dessa situação! Deus tem coisa Grande para vocês... Reagi Deus é contigo!!!!

    ResponderExcluir
  6. E verdade tudo isso que a sra falou viver com esse tipos de pensamento isso empede de ate crescer com Deus,eu tiro por mim ja fui uma pessoa muito complexeda.hoje tem pensamentos ainda desse tipo e pouco dificil de vencer por ser dentro e uma guerra interior,mas nao e impossil. mas depois dessa palavra vou sim acredita que sou capaz pois desejo alcaçar os planos de Deus.que Deus continue abençoado a sr e dando essa direçao para cuida de nos a sr e um presente de Deus em nossa vida!bjos obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Sempre se olhar de forma positiva e nunca negativa. Se a pessoa se achar incapaz, ela não conseguirá fazer nada porque colocou na cabeça que não consegue. Correntes de libertaçõa ajudam, mas, a própria pessoa tem que se ajudar também. Também já fiz essa listinha e com o tempo muita coisa fui deixando e hoje sou menos tímida do que antes. Já tomo iniciativa em coisas que antes nem pensava em ter. É amar a si mesma. isso é muito importante.

    ResponderExcluir
  8. Esta pedrinha também já me deixou muito mal. Eu pensava que todos podiam ser felizes, menos eu.
    Na verdade, subestimei as qualidades que o Senhor me deu durante esse período. Mas esta pedrinha, agora faz parte do passado!^^
    Veremos se me identifico com as próximas pedras!
    Genilda Silva

    ResponderExcluir
  9. ♥♥nossa, é incrivel o quanto eu me acho incapaz. Na lista de qualidades só coloquei duas qualidades...entretanto
    na lista ♥de defeitos advinha,só foram 11 defeitos mas sei que essa lista para mudar só depende 100% de mim mesma não posso culpar a ninguem por meus defeitos.♥ EU VOU LUTAR ♥PARA SER DIFERENTE não importa quantas lagrimas tenha que derramar para isso, quanto tempo tenha que ficar de joelhos pedindo a DEUS♥ para me transformar eu vou conseguir . gosto muito da senhora na guerra
    obr.kátia nascimento♥ fortaleza-ce

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!