sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Uma das virtudes que temos que ter



A hospitalidade é uma virtude que deve ser praticada por todos que desejam agradar a Deus. No dicionário a palavra “Hospitalidade” é Bom acolhimento, Amor a os estranhos, ela é semelhante a palavra Hospital, Hotel (onde recebem pessoas estranhas).

Ser hospitaleira é receber e tratar as pessoas bem. Podemos ser hospitaleiras em nossa casa, em nossa igreja, em nossa escola, em nosso carro, em nosso trabalho, etc. Saiba que é exercitar o amor ao próximo e cumprir a regra de ouro dada pelo Senhor Jesus: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas..." (Mateus 7:12).

Para quem quer servir a Deus é uma das virtudes que um servo precisa ter, principalmente quem quer servir no Altar.

Hoje em dia muitos tem sido individualistas e se fecham neles mesmos; isso infelizmente tem matado esta bela virtude na vida de muitos. A hospitalidade tem sido algo raro hoje em dia. Pessoas que mostram grande frieza e falta de hospitalidade para com o próximo. Transparecem seu egoísmo, falta de consideração e falta de amor, pois tem todas as condições de praticar a hospitalidade e não o fazem.

Nós como servas de Deus, como cristã, como obreiras e até nós que servimos no altar precisamos ser hospitaleiras com as pessoas, quando chegam na igreja, recepciona-las como se fosse o Senhor Jesus (essa atitude tem que ser natural), nós somos o cartão de visita (da forma que nós se comportamos mostramos ou não o Senhor Jesus), uma vez entendendo isso e praticando, teremos uma referencia maior para trazer as pessoas para à Deus, agora, quando não somos hospitaleiras, podemos até atrapalhar com os planos de Deus com aquelas pessoas que chegou na igreja e não foi recepcionada com hospitalidade.

Há pessoas que recebem tão bem, cuidam com tanto carinho e amor, que chega até a aquecer o coração do hóspede mesmo sem conhecer. Estas pessoas praticam a hospitalidade, e isto, é uma virtude admirável em suas vidas, que transparece a presença viva de Deus e um amor que fala ao coração das pessoas.

Tenho certeza que você também conhece estes dois tipos de pessoas e sabe a diferença que a hospitalidade faz. Nós devemos tornar a hospitalidade uma prática em nossas vidas sempre. Já ouvi pessoas dizerem que não voltam a determinados lugares por causa da forma fria em que foram tratadas. Infelizmente temos muitos em nosso meio que não são hospitaleiras, e isto é uma perda para o reino de Deus. Não seja mais uma.

Creio que um bom começo seria lidar com as pessoas com maior bom humor, com um sorriso nos lábios, com educação, com respeito, tratando-as como gostaríamos de ser tratadas.

28 comentários:

  1. Nossa muito bacana!!!
    é verdade dona graciele, cada vez mais precisamos nós enpenhar, para sermos, gentiz, educados, hospitaleiros com todos a nossa volta!!!
    Temos q sermos diferentes das pessoas que não conhecem a Deus, pois só assim conseguiremos mostrar a diferença que é servir a um DEUS VIVO!!!
    bjux
    josi

    ResponderExcluir
  2. Dona Graci
    Realmente é importantíssimo a hospitalidade, pois, quando vou em uma loja por exemplo, e não sou bem atendida, não volto mais.Nós temos que tratar muito bem as pessoas que chegam a igreja, pois, na palavra diz que não podemos servir de pedra de tropeço para ninguém.
    Na fé,
    Daniela Horn

    ResponderExcluir
  3. Inumeras foram às vezes em que já conversei com pessoas que se afastaram da igreja e procuraram outra denominação ou até mesmo estão perdidas no mundo devido ao mau tratamento que recebeu de um obreiro. Precisamos entender que para ganharmos uma alma para o Senhor Jesus, precisamos primeiramente conquistar a pessoa para nós. Se tratamos com frieza uma pessoa estamos servindo de pedra de tropeço para a mesma e lembremos que Jesus disse que aí daqueles que faz tropeçar um desses pequeninos. A hospitalidade é como uma ponte que leva as pessoas ao nosso redor até Deus.
    Aquele que tem o Espirito Santo pratica naturalmente a hospitalidade!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Não adianta ser só hospitaleira com as autoridades pra mostrar uma boa impressão. Quem é de Deus não precisa fingir.

    Outra coisa para quem recebe pessoas em sua casa ou recebe alguma autoridades Espirituais na igreja com um jantar, café da manhã e etc. Se você comprar do bom e do melhor e depois ficar individada, e falando para todos que você fez isso e aquilo, gastou muuito e, agora o que você vai fazer? isso também não é ser hospitaleira é mais uma fez querer fazer além de suas condições e mostrar uma coisa que você não tem... e Deus não se agrada disso.

    Se você receber aguém algum dia, faça as coisas com a suas condições, receber alguém com coisas carissimas e de marca não mostra que você é hospitaleira.

    Mas sim o que mostra é a sua dedicação, seu carinho com humildade, a sua preocupação de você mesma preparar e não comprar nada pronto... isso são alguns detalher que faz os hospedes se sentirem amados.

    ResponderExcluir
  5. D. Graci,

    É verdade, ser hospitaleira é umas das características do verdadeiro servo, pois mostra a sua consideração com o hóspede. Quando recebo algumas amigas em casa gosto de fazer o melhor, minhas melhores receitas,louças,toalhas, tudo dentro de minhas condições reais. Isso as fazem se sentir amadas e quererem voltar, além de exalar o perfume do Nosso Senhor Jesus.


    Na Fé,

    Juliana Karine de Barros
    Fortaleza/Ce

    ResponderExcluir
  6. olá dona Graci,nossa muito bom esse tema pq é oq mais tem acontecido muitas de nós ñ temos sido hospitaleiras e acabamos perdendo almas por causa disso,pessoas entram na igreja com a inteção de serem ajudadas compreendidas e bem tratadas e tudo oq encontram muitas vezes são caras amarradas,sorrisos forçados e mal humor e ñ se sentindo bem elas preferm sair pois ela ve q amesma forma como é tratada do lado de fora é tratada do lado de dentro da igreja.e uma coisa é verdade as vezes um simples gesto vale mais q mil palavras,as veses um simples sorriso de um aobreira ou esposa etc.. faz com q a pessoa naquele sorriso encontre a força q ela precisava.

    obrigado pela oportunidade de escrevermos dona Graci.e oq mais gosto de fazer rsrs
    bjinhos xau

    ResponderExcluir
  7. Nós devemos exalar o perfume de Cristo,ouvir uma vez uma pregação onde o pr dizia->Devemos conquistar primeiramente a pessoa para nós, posteriormente por nós ela irá querer nosso Deus!!
    A educação, o carinho com o proximo, são atitudes que devemos cultivar a cada dia, para fazermos a diferença neste mundo onde cada vez mais as pessoas sõa frias e insensiveis!!

    ResponderExcluir
  8. Ser hospitaleira é uma forma de por em prática a característica acolhedora que Jesus tinha.

    ResponderExcluir
  9. De foto se hospitaleida e fundamental na obra de Deus mas as veses se torna apenas detalhes na vida de muitos que estao em nosso meio,e com isso muitos estao se perdendo.

    ResponderExcluir
  10. Há um mês atrás estava conversado com umas amigas e falávamos justamente sobre isso e ela nos mostrou que não temos sido hospitaleiras. E eu fiquei bem triste comigo mesma, pois eu não via dessa forma. E que realmente eu tinha já um grupo de amigos fechado. Desde então procuro ser mais receptiva com as pessoas a minha volta.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho certeza que essa é uma das virtudes mais importantes,ser hospitaleiros é algo natural que todos temos que ser,pois pessoas novas chegam na igreja todos os dias e devem ser bem tratadas por nós.

    ResponderExcluir
  12. Olá dn Graci,
    é mesmo, devemos acolher as pessoas em todos os lugares. Aquelas que vivem sérias, não alham para ninguem e etc só ajudam as pessoas a se afastarem delas e também de Deus né, pois poderiam levar Jesus através deste virtude.

    ResponderExcluir
  13. nossa muito legal! devemos sempre receber as pessoas bens, independente da onde estejamos!

    ResponderExcluir
  14. Essa virtude deve ser constante e praticar mais.Deus abençoe ainda mais.

    ResponderExcluir
  15. Realmente um blog maravilhoso, pois mostra o amor da mulher cristã!

    ResponderExcluir
  16. Muito bacana esse post =) aprendendo sempre, bjs dona graci

    ResponderExcluir
  17. Olá Dna Graci, bom dia !

    A hospitalidade, além de ser uma questão de educação, é uma maneira SIMPLES de transmitir o Senhor Jesus, pois o mundo é extremamente individualista, e temos que ser diferentes, para que através de pequenos gestos almas possam ser ganhas para o Reino de Deus.


    "Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;" Tito 1:8

    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  18. Oi dona Graci!
    Gostei muuuito deste post. Sempre aprendendo...
    Acredito que quando você trata as pessoas da forma que gostaria de ser tratada você aprende a ser hospitaleira. E também quando você age da maneira que o Sr Jesus agiria se estivesse em seu lugar. Precisamos transmitir o perfume do nosso Sr. Jesus para as demais pessoas e transbordar amor através das nossas atitude. Pois: "Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. (I João 4:20)
    Que Deus nos molde a cada dia...
    Bjs
    Juliana Soave

    ResponderExcluir
  19. "quando não somos hospitaleiras, podemos até atrapalhar com os planos de Deus com aquelas pessoas que chegou na igreja e não foi recepcionada com hospitalidade."

    É verdade D. Gracy, se pararmos pra pensar quantas almas foram perdidas por uma simples falta de hospitalidade, o diabo age de onde menos esperamos, por isso temos sempre que ficar atentas e não aceitar atrapalhar os planos e as obras de Deus, muito pelo contrário .. devemos procurar ser usadas por Deus para concretizar seus planos e suas obras.

    um grande beijo, tava com saudades daqui :]

    ResponderExcluir
  20. Muito tocante seu texto.

    SEMPRE PASSO POR AQUI PARA TE LER

    IRAM

    ResponderExcluir
  21. Sendo assim Deus se agrada e nos sentimos bem melhor.

    ResponderExcluir
  22. Muito legal essa é a pura verdade!!!Nós temos que ser hospitaleiras e gentis,pois não é o homem que nos recompensara e sim o Proprio Deus e vale lembrar Sempre que se deve fazer sem esperar receber algo em troca......
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. D. Graciele,

    Este post é muito forte e, ao lê-lo, lembrei-me imediatamente do que está escrito em Mateus 25.35-46, "Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me. Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber? E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos? E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar? O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizeste a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me detes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me. E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos? Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer. E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna."

    Que Deus a abençoe!

    Cinthia

    ResponderExcluir
  24. Boa Tarde!
    A hospitalidade é uma qualidade admiravel,são detalhes que as vezes nao percebemos, mas é de suma importancia, principalmente para nos Servas de Deus.
    Mayra Fontinele
    Rio Grande do Sul

    ResponderExcluir
  25. Buenos Días Sra.

    Es bueno mostrar el perfume de nuestro Señor y seguir su ejemplo; la hospitalidad forma parte de ese carácter que debemos tener.

    Un abrazo Sra.

    ResponderExcluir
  26. Nossa, muitoo bacana !
    E isso eh a pura verdade..
    muitaas pessoas chegam a igreja carente e quando nao as recepicionamos da melhor forma, o diabo trabalha na mente e faz elas nao se sentirem a vontade e bem vinda! Essa eh uma licao qe todos devem aprender e praticar em todos os lugares.

    ResponderExcluir
  27. Oi dna Graci!
    Realmente olha a responsabilidade,que temos não podemos dar algo para alguém que não gostariamos de receber,e principalmente quando se trata de pessoas almas,que Deus nós tem confiado a todos os dias nas iurds.
    Temos que fazer o segundo mandamento que o Senhor Jesus nos ensinou,amar o proximo como a ti mesmo,e isto requer Sacrificio,amor paciência,e principalmente ser nascido[a] de Deus,porque a pessoa que é nascida de Deus tudo flui naturalmente,ele reflete o carcter do seu Pai Celestial!

    ResponderExcluir
  28. Muito legal!!! Tenho que aprender a ser hospitaleira, pois as vezes pela timidez, me fecho e relação a pessoas que não conheço, mas vejo que estou errada,tenho que tratá-las com um amor mui grande, e recebê-las da melhor forma...
    Jully

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!