domingo, 10 de janeiro de 2010

Querendo só Aparecer


Saul havia feito coisas aparentemente boas. Ele havia praticado um ato de caridade para com o rei, poupando sua vida, e um ato de devoção para com Deus, separando o melhor do gado de Amaleque para oferecer-Lhe como sacrifício. No entanto, Deus enviou o profeta Samuel para dizer que Saul estava reprovado como rei. O que seriam vistos como gestos nobres, foram a causa da rejeição de Saul como rei.

A bíblia nos mostra o porquê desta posição de Deus em relação às atitudes de Saul. Diz o texto que Saul estava levantando um monumento para si mesmo. Quem diria que por traz de atitudes tão bonitas, na verdade estavam escondidas intenções tão baixas. O que contava para Saul não era o bem que ele queria ao rei, nem o quanto ele iria honrar a Deus com sua oferta. Em linguagem clara, Saul queria impressionar, queria aparecer.

Assim é com todos aqueles que faz as coisas, por mais bonitas e maravilhosa que sejam, com a intenção errada no coração. Assim é aquele que faz as coisas certas, mas com o desejo de aparecer. Assim é com aquele que quer na verdade levantar um monumento para si mesmo. O que fazem não é para ajudar quem quer que seja. O que interessa a estes é a impressão que vão causar nos outros. Pessoas assim ficam profundamente ofendidas quando não são reconhecidas, de preferência publicamente. Jesus disse que estes já receberam seu galardão, portanto, não podem esperar nada do Pai que vê tudo o que os homens fazem e porquê (Mt 6.1).

É claro que somos chamados para as boas obras. Mas, cada vez que notarmos em nós o desejo de sermos aplaudidos e de impressionarmos, é hora de examinarmos nosso coração e pedirmos que Deus o purifique. Mesmo porque, mais cedo ou mais tarde, o que está em nosso coração acabará vindo à tona.

Saul esperava ser aclamado, mas foi rejeitado. Que Deus nos guarde de sermos enganados por nós mesmos!

1 Samuel 15.12

12 comentários:

  1. Meu Deus que mensagem!!!!!!
    Olha D.Graci não vou esconder da senhora que isso é tudo o que eu estava precisando ouvir.
    Deus conhece a necessidade que tenho nesse momento e velo este post como o suprimento da mesma.
    Pode ter certeza que acabei de levar um puxão de orelha e um tapa bem forte na face para poder acordar.
    Mas agradeço a Deus por isso, pois Ele só repreende aqueles que Ele ama.

    Bjos: Paully Santos
    www.paullysantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. D.Graci considerei essa mensagem tão forte que mim atrevi a colocá-la no meu blog.
    Acredito que quanto mais pessoas lerem melhor.
    Se agi errado peço desde já desculpas.
    Mais é que fui despertada com esse post e quis passar adiante.

    Paully Santos

    ResponderExcluir
  3. muito forte, são palavras que devemos sempre ter no nosso coração e praticar pois ele é corrupto e enganador...

    Deus lhe abençoe querida, muito obrigada mais uma vez

    ResponderExcluir
  4. D.Graci, muito forte!!! Quando me acho encaixada nesta situação procuro me perguntar pra quem eu estou fazendo.Entao o Espirito Santo suavemente fala meu coração: entao nao se preocupe!!! "mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR."Jeremias 9.24.
    Deus abençoe a sra. cada vez mais.

    ResponderExcluir
  5. Tudo que eu escrevo aqui pode espalhar... não se preocupe ;).

    ResponderExcluir
  6. Escrevi da tábua do meu coração essas palavras.
    Muito obrigada D. Graciele.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  7. Muito Forte! O que fizermoos devemos fazer para Deus, em secreto e com intencao pura, e Deus que nos ve em secreto nos honrara! Deus siga te abencoando grandiosamente!abrazos!

    ResponderExcluir
  8. Muito forte essa mensagem para mim. Abriu os meus olhos para perceber que tudo que a gente faz tem que ser para Deus. Por muitos anos eu sempre procurei agradar as pessoas, e esse habito pode prejudicar muito a nossa fe e comunhao com Deus. Muitas das veses a gente precisa desagradar as pessoas para agradar a Deus.

    Eu perdi muitas bencaos por causa dessa atitude, sem falar das muitas veses que eu desagradei a Deus. Mas Deus pode mudar o nosso jeito de ser se a gente busca essa transformacao com sinceridade.

    Gracas a Deus por essa mensagem, eu precisava muito ler algo assim.

    ResponderExcluir
  9. muito forte mesmo;
    mostra que devemos fazer a obra de Deus somente com um desejo em nosso coração;
    agradar a Deus;

    ResponderExcluir
  10. nossa que forte neh dona @=]

    ResponderExcluir
  11. Muito forte!

    "Concentra-te e examina-te ó nação..."Sofonias 2:1

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!